terça-feira, 15 de julho de 2008

Dantas, PF, Judiciário, mídia e políticos

Deu no blog Vi o Mundo (Azenha):
Seria muito interessante se ao ímpeto investigativo da Polícia Federal e do Ministério Público se juntassem o Congresso e a mídia brasileira.
Sou refratário àqueles que, por motivos pessoais, pretendem considerar o banqueiro Daniel Dantas a encarnação do mal. Porém, não vejo como jogar luz sobre as relações dele com políticos, empresários, juízes e jornalistas poderia fazer mal ao Brasil. Poderia até fazer bem.
O debate sobre se Gilmar Mendes acertou ou errou me parece secundário. O fato é que Daniel Dantas obteve, em questão de horas, um benefício a que 99,99% dos brasileiros não teriam direito. É revelador do caráter elitista do Estado brasileiro. É revelador de como nossa democracia é, na verdade, um simulacro de democracia.
O presidente da República, de origem humilde, reclama do uso de algemas - ou pelo menos é o que nos quer fazer crer a mídia brasileira, ao relatar o encontro dele com assessores. Não consta que Lula tenha feito reclamação semelhante em outra circunstância.
Em qualquer outro país sério do mundo um empresário acusado de tentar comprar uma alta autoridade federal estaria preso. Não faltam provas de que isso tenha acontecido. A PF apreendeu o dinheiro. O delegado confirma. Há gravações telefônicas.
O fato concreto é que a elite brasileira jamais vai aceitar ver as suas maracutaias expostas em rede nacional de televisão. E o papel de Daniel Dantas, de acordo com a PF, era o de conceder "isenção" de impostos através de depósitos em paraísos fiscais.
Qual foi a reação do Congresso brasileiro até agora? Todo mundo calado. Só o senador Pedro Simon se levantou para defender a Polícia Federal.
A atuação da mídia corporativa brasileira vai no sentido de tentar atirar o escândalo integralmente no colo do governo Lula. E isso só é possível por dois motivos: um, porque de fato há gente ligada a Daniel Dantas no governo Lula; dois, porque esta é uma forma de comprar silêncio.
Fiquem de olho no possível coro dos que vão cobrar o vazamento de informações do inquérito - que é a única forma de manter o assunto na mídia.

3 comentários:

Yuri Soares disse...

Ato pelo Impedimento do presidente do STF, Gilmar Mendes, dia 18/7 10h no STF.

Não podem haver intocáveis, seja o Daniel Dantas seja o Gilmar Mendes.

Um mereçe a cadeia, o outro no mínimo ser expulso do STF


Ato pelo impedimento do presidente do STF, Gilmar Mendes

Nos últimos tempos, notórios corruptos e corruptores foram investigados e presos corretamente pela Polícia Federal. Foram presos nos últimos dias o especulador Naji Nahas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o banqueiro Daniel Dantas. Infelizmente, apesar de farta documentação e provas, inclusive da tentativa de compra (com um milhão de reais) de um delegado da Polícia Federal pelo banqueiro Daniel Dantas para não ser investigado e preso, o presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes, deu liberdade para Daniel Dantas, duas vezes, já que este foi preso duas vezes, em tempo curtíssimo, em questão de horas.

Os casos em que estas pessoas e grupos estão envolvidos dizem respeito a bilhões de reais do nosso dinheiro, de dinheiro que nos faz falta na educação, na saúde e em tantas outras áreas que, pela ação de pessoas compromissadas apenas com o ganho individual a qualquer preço, avançam sobre o patrimônio que antes pertencia a todos nós.

Circula em diversos veículos da mídia as afirmações de que Daniel Dantas teria medo apenas da Polícia Federal e da primeira instância do poder Judiciário, uma vez que no Superior Tribunal de Justiça e no STF ele contaria com "facilidades"...

É nosso dever investigar a fundo e descobrir: Com que tipo de "facilidades" uma pessoa com o poder político e econômico como Daniel Dantas pode contar no STJ e STF?

Já circula pela sociedade manifestações de diversos cidadãos e entidades: mais de 130 juízes federais, jornalistas, policiais e advogados, contando também com o repúdio de estudantes e trabalhadores das mais diversas áreas.

Tendo em vista que o Supremo Tribunal Federal é a instância máxima de um dos três poderes da República, e que nenhuma pessoa deve ser inatingível quando tenta corromper as instituições para não ser investigada e presa;

Levando em conta que nenhuma pessoa, mesmo que no mais alto posto de um dos poderes da República deve possuir poderes absolutos e ser irremovível, e que acima de tudo o cargo de ministro do STF é um cargo que também é político, por isso eles são indicados pelo presidente da República, representando toda a população. Não podemos deixar que o presidente do Supremo Tribunal Federal se considere como "Supremo presidente do Brasil".

Lembrando que já realizamos, nas ruas, o impedimento de um presidente da República quando isso se fez necessário;

Nos manifestamos pelo IMPEDIMENTO DO PRESIDENTE DO STF, GILMAR MENDES!

É HORA DE IRMOS ÀS RUAS!


ATO EM FRENTE AO STF NESTA SEXTA 18/07, A PARTIR DAS 10h

Assinam esta convocatória:

Cláudia Maya - vice-presidente da União Nacional dos Estudantes no DF

Felipe Lima ? vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no DF

Rafael Holanda Barroso ? diretor do Centro Acadêmico de Ciência Política da UnB

Yuri Soares Franco - Diretor do Centro Acadêmico de História da UnB

----------------------

PS: a coleta de assinaturas só começou! a medida que conseguirem mais assinaturas de entidades e de pessoas enviem para: eufemismo@gmail.com

Fernando disse...

prezados amigos, a lei seca e realmente muito eficaz pois o carro é uma arma, cera que não poderiam também colocar uma lei seca para os policias embriagados em bares com uma arma na cintura.
Aquele policial que fazia a segurança do rapaz filho da promotora, cera que ele bebeu na boate, poderiam ter usado o bafômetro, pois uma arma acho bem mais perigoso que o carro

Anônimo disse...

O Brasil parece fadado à corrupção. Tudo soa tão falso e sujo . . .!!! Vou morrer sem ver um F...lha da P...ta desses execrado.

ATENÇÃO PARA O POST :http://apoiamosfaustodesanctis.blogspot.com/2008/07/dallari-avisou.html. Pelo histórico desse GILMAR MENDES , já era de se esperar !