sexta-feira, 18 de julho de 2008

A estratégia era derrubar Lula

Deu no Terra Magazine, por Bob Fernandes:
O que estava, sempre esteve por trás dos movimentos de Daniel Dantas e os seus. O que, quem, era seu alvo.
A Daniel Dantas, segundo seu próprio roteiro, cabe um papel: o de vítima.
Vítima de uma orquestração do governo, e de Lula, e é essa, será, a estratégia nos processos que enfrenta. Nos Estados Unidos, na Itália. E no Brasil.

O que Daniel Dantas não sabia, e agora Terra Magazine revela, é que seu alvo, Lula, sabia.
Em Maio de 2003, cinco meses depois de iniciado seu governo, o presidente Lula chamou o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e ordenou:
- Esse negócio de Opportunity, esse Daniel Dantas, você cuida desse problema pra mim?
Lula, a um amigo, perguntou:
-Como é que pode um cara com um porcento controlar um negócio de bilhões, mandar nos fundos de pensão?
O presidente recordava-se de um único encontro com o banqueiro, e da impressão que dele guardou:
-É um escroque.
Ministro-chefe da Casa Civil, Dirceu teria, pelo menos, dois encontros com Daniel Dantas.
Isso antes de deixar o governo. Depois...
O primeiro, dias depois da determinação de Lula, na primeira quinzena de Maio daquele 2003. O segundo, pouco depois.
O próprio Dantas relatou os encontros na CPI dos Correios e à justiça de Nova York.
Informou, nas ocasiões, ter sido avisado por Dirceu que os fundos de pensão estavam interessados em tomar dele, Dantas, o controle da Brasil Telecom.
Segundo Dantas, José Dirceu teria dito ainda que quem resolveria o assunto seria Cássio Casseb, então presidente do Banco do Brasil - e um dos principais espionados no caso Kroll.
Dantas revelou à CPI ter havido uma segunda conversa com Dirceu, para reportar ao ministro o encontro com Casseb. As palavras ditas foram:
- Expliquei para ele (Dirceu) o que tinha acontecido (na reunião com Casseb) e ele (Dirceu) me disse que o governo não tinha que tomar partido nessa disputa e que se porventura eu detectasse que o governo estava intervindo a favor de outro que eu teria liberdade de lhe comunicar.
José Dirceu, à época, contou a pelo menos dois interlocutores, em uma conversa em seu gabinete, que o governo "não prejudicaria nem beneficiaria" Daniel Dantas, apenas "seguiria a lei".
Lula seria informado dos fatos três anos e cinco meses depois daquela determinação a seu ministro. Na terça feira, 24 de outubro de 2006.
A cinco dias do segundo turno e de sua reeleição para a presidência da República, Lula foi informado.
Não em toda a inteireza, mas de maneira superficial, o presidente da República saberia da dimensão, da grandeza do que se movia.
A menos de 120 horas de sua reeleição, Lula começava a conhecer ao menos os contornos do que contra ele se movia há meses.
Movia-se, quase sempre, realimentado pelos ecos.
Uns, inocentes. Outros, pautados.
Lula entendeu, enfim, o que se movia já há meses, há mais de um ano para ser exato. Entendeu em toda a dimensão, todo o barulho, e decidiu:
-...bem, o que tiver que ser, será. E, por mais quer tentem, não conseguirão me atingir... E quem tiver que ser preso, será.
Lula, 10h da manhã de um dia em março de 2007, sala reservada no aeroporto de Congonhas, São Paulo:
-... não, não sei como anda investigação, nem quero saber, mas se tiver que prender, vai prender qualquer um...
Interlocutor:
- Mas, presidente, e se isso chegar no governo, na sua gente?
Lula:
- A mim não interessa em quem vai chegar. Se chegar, se provas existirem, e não fofocas, se a justiça mandar, vai ser preso. Qualquer um vai ser preso, não importa quem.
Interlocutor:
- Presidente, vão tentar interromper a investigação...
Lula:
- Se os crimes existem, e não sei como esta nem se está a investigação, não é assunto meu, eles serão presos...
O presidente Lula soube ali apenas de ligeiros contornos da operação que Dantas e os seus chamavam entre si de "Estratégia presidencial".
A estratégia era, foi desde sempre, ajudar a bombardear Lula, derrubá-lo se possível, impedir sua reeleição se tanto não se conseguisse.
Lula soube então, da estreita vinculação entre os movimentos dos estrategistas e importante porção do que ecoava para atingi-lo.
Quem nele mirava para salvar-se, agora, depois de curta temporada interrompida pelo Supremo, experimenta a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar.
Aguarde-se o contra-ataque.

Um comentário:

Deforti disse...

Essa estória não faz sentido.
O Lula logo que assumiu em seu primeiro mandato, ao ler a lista dos envolvidos no Banestado, disse:
-Esses caras tem bala na agulha.
1- O delegado do caso foi afastado e o caso Banestado foi abafado.
2- Roberto Jeferson deu toda a ficha do pessoal do mensalão, no final 40 pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha e hoje sabemos que o Zé Dirceu junto com outros 40 ladrões estão livres e o processo foi arquivado ou esta parado na justiça sem que ninguém tenha sido condenado.
3- O Duda Mendonça foi preso em rinha de galo, junto com outras autoridades, o delegado do caso foi afastado e o processo arquivado e o Duda, que nem publicitário é, continua até a pouco tempo com a publicidade da Petrobras, entre outras empresas.
4- O governo Garotinho deu um desfalque no Rio-Prev, quando saiu pra Benedita da Silva assumir o governo e ela deu outro desfalque, as contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, mas um acordo na Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro abafou o caso, hoje sabemos que só na área da saúde o Garotinho deu um golpe de mais de 40 milhões, quantas mortes poderiam ter sido evitadas por esses genocidas?
5- No inicio das investigações do caso Opportunity há alguns anos, a Min. Ellen Gracie impediu a leitura do HD que continha informações sobre contas secretas e pessoas ligadas a política, com que justificativa a Min. tomou essa decisão e por que ela esta obstruindo os trabalhos da justiça?
6- O filho do Lula entrou numa empresa a Gamecorp que de um dia pro valia milhões de dólares, o Lula com a maior cara de pau disse pra preguntar pro filho dele como que ele conseguiu tal proeza, mas ninguem sabe onde esta o Lulinha.
6- Os negócios do Opportunity e do Daniel Dantas envolvem mais que o o mensalão, das privatizações e das negociatas com o Naji Nahas, a Vila do Pan era um mangue quando vim morar no Rio, em 2001. Um dia colocaram uma placa que aquela área de mangue era de propriedade do Grupo Opportunity e depois aquela área foi escolhida para se construir a Vila do Pan, não parece estranho?
Para mim as coisas são obvias, mais uma vez estão querendo blindar o Lula, que na denuncia de formação de quadrilha feita por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, Luiz Inácio Lula da Silva ficou na incômoda situação de explicar como se pôde armar ao seu redor uma quadrilha tão numerosa e organizada. Vários delegados que investigão o governo foram afastados, sem que ninguem note.
O Lula nunca sabe de nada???
Esse conto do Bob Fernades ta mais pra propraganda do PIG ao estilo do Goebbels, uma mentira repetida varias vezes, vira verdade!!!
Quem é esse tal de Bob Fernades???
O Lula nunca sabe de nada???