quarta-feira, 16 de julho de 2008

Maierovitch: Lula joga para a torcida ao defender delegado

Do "Terra Magazine", por Wálter Maierovitch
O presidente Lula, por diversas vezes, já mostrou que não rema contra a maré. Como diria um jovem, não quer queimar o filme. Rápido no gatilho, Lula percebeu que a maioria dos eleitores confia e aplaude o trabalho do delegado Protógenes Queiroz.
Hoje, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, defronte a Tribuna Livre, os acadêmicos distribuíram adesivos: "Fora Gilmar. Dantas na Cadeia".
Depois da reunião de ontem, que culminou na queda do delegado Protógenes, Lula fez de conta de que não sabia de nada. Agora, solicita para o ministro Tarso Genro tentar reconduzir o delegado à presidência dos dois inquéritos policiais que prometeu instaurar.
Pano Rápido: quem sai queimado é Tarso Genro. E se não conseguir a volta de Protógenes, fica como grande culpado: e bem ele que quer ser o sucessor de Lula.
Por outro lado, Protógenes fica prestigiado e o diretor-geral, que coincidentemente entrou em férias ontem, perde força, pois ele pressionou para a saída do delegado. O delegado-geral não perdoa Protógenes por não ter sido informado da Operação Satiagraha. A moeda de troca, para a saída apresentada a Protógenes, foi a de não haver rigor no procedimento apuratório sobre excessos e abusos. A propósito, o próprio Lula, em entrevistas, concluiu ter ocorrido excesso na publicidade e indevido uso de algemas.
A primeira apuração, ou melhor, o inquérito policial, acabou de servir de base para o oferecimento de denúncia, pelo ministério Público, por crime de corrupção ativa. Dantas é co-autor.
O juiz da 6ª Vara Criminal Federal (De Sanctis) já recebeu a denúncia (peça inicial acusatória) e, com essa decisão, já existe processo criminal contra Daniel Dantas. O recebimento da denúncia, pela lei, interrompe a prescrição, ou seja, tudo zerado.
Vamos ver se não pinta no STF um habeas-corpus para trancar a ação penal por falta de justa causa com relação a Daniel Dantas.
Só para lembrar, uma impetração de habeas-corpus contra o ato do juiz que recebeu a denúncia de Dantas será sempre da competência do Tribunal Regional Federal. Jamais poderá ser aforado diretamente no do Supremo Tribunal Federal. Se for, não será conhecido.
A regra acima, de competência estabelecida na Constituição Federal, costuma não valer em recesso forense, quando o ministro Gilmar Mendes ocupa a presidência. Foi assim, nos dois habeas-corpus liberatórios de Dantas.
Em outras e com relação ao princípio do juiz natural (pré-estabelecido para processar e julgar), ele foi suspenso ou esquecido pelo ministro Gilmar Mendes.

5 comentários:

Fábio Cassimiro disse...

Todo apoio ao juiz De Sanctis!

Anônimo disse...

Creio que o Lula nao teve outra alternativa. Pressionado por todos os lados, já percebeu o seu poder (diga-se: popularidade) escorrendo para a Esplanada dos Ministérios, especialmente para o Ministério da Justica. O Tarso, apesar de nao parecer, é hoje o homem mais poderoso da Repúplica, afinal tem a PF (com todos os segredos de Justica) diretamente subordinada a ele. Acho que o Tarso sempre incomodou um pouco o Lula, que o tirou da coordenacao política como ministro de Relacoes Institucionais e o jogou no campo minado do Ministério da Justica. Mas nao é que ele se deu bem? Olha o Tarso aí de novo dando as cartas! Quem sai ganhando é o Brasil que precisava urgentemente sair desse ciclo vicioso do crime organizado e entrar sustentavelmente num ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento, como o Lula gosta sempre de frisar. Agora resta a todos imitar a Globo e fazer a licao de casa direitinho, esperando que, por bom comportamento, a pena seja reduzida. Afinal, no Brasil nem todo mundo é corrupto! Viva o juiz De Sanctis e os 400 juízes que assinaram o Manifesto! Viva o delegado Queiroz e sua equipe! Viva o povo brasileiro que sai às ruas, nao para pedir, mas para exigir Justica! Afinal, o Brasil é mesmo um país de todos, até mesmo dos cidadaos honrados e íntegros! Brilha Brasil a tua estrela!

Anônimo disse...

Se prosseguir nesse defeito de "jogar para a torcida", ótimo!

Anônimo disse...

Fora Gilmar Mendes.

Lula amarelou. Parece não ter consciência de ser Chefe de Estado e não só chefe do Executivo.

Tarso é um babaca incompetente.

Todo apoio a De Sanctis, De Grandis e Protógenes!

MASP 10h sábado - fora Mendes!

Anônimo disse...

De perto ninguém é completamente normal, mas, conviver com esse psicopatas políticos é
difícil.
(http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_453009.shtml)gilmar mendes e marco aurélio de mello, daniel dantas, certos jornalista do PIG, do PIC, e toda a trupe deles, só podem ser "Psicopatas". E lugar de Psicopatas é no manicômio judiciário.