sexta-feira, 25 de julho de 2008

O banqueiro por trás da República

Retirado do blog Mundo Progressista:
Soteropolitano de nascença, Daniel Valente Dantas intercala inglês e português nas ligações interceptadas pela Polícia Federal sob autorização judicial. "Não, foi isso que o mister Confort foi...foi falar com... falou com mister Cardoso. Aí, o que que acontece, então ajudou no fundo a persuadir o governo a simular o private equit no Brasil". De família tradicional baiana, foi colocado em contato com investidores estrangeiros por meio de seu mestre, Mário Henrique Simonsen, por cinco anos ministro da Fazenda da ditadura militar. Sem nunca ocupar cargos públicos, conviveu nas colunas sociais e se beneficiou dos bastidores dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique. Tentou – ao custo de R$ 158 milhões, espionagem e manipulação da mídia – manter suas benesses ou pelo menos a impunidade durante o governo Lula. Até agora, mesmo com o trabalho corajoso e "descontrolado" da Polícia Federal, parece que vai conseguir. A seguir, um resumo dos quase 20 anos da carreira do banqueiro e fazendeiro brasileiro que melhor representa a ligação das elites nacionais com o capital estrangeiro, o Estado brasileiro e a mídia tupiniquim.
Dantas formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas fez pós-graduação em economia pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (FGV-RJ), onde foi aluno de Simonsen. Este também integrou a diretoria do Citibank – que por anos foi o principal detentor de títulos da dívida externa brasileira – antes de formar seu próprio banco: o Bozano,Simonsen. O ex-ministro apresentou-lhe a um conterrâneo seu, Antonio Carlos Magalhães, como "o melhor economista que ele conhecia e seu melhor aluno".
Do relacionamento com ACM, veio o primeiro convite a ocupar cargo público. "Procurei ver se levava para a Bahia o Sr. Daniel Dantas, por intermédio do Sr. Mário Henrique, para ser presidente do Banco do Estado. Não consegui. Ele já estava entrosado em negócios particulares", disse ACM, em discurso no Senado.
Também por ACM, teria a oportunidade de recusar seu segundo convite. O senador baiano apresentou-o ao então presidente eleito Fernando Collor. O Jornal Nacional, na época, informou que Dantas havia sido convidado para o Ministério da Fazenda. O banqueiro teria recusado o convite. O economista Carlos Eduardo Carvalho, que participou da primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, atribui a Dantas a idéia de confiscar a poupança da população brasileira. Em sua auto-biografia, Collor admite ter discutido a idéia em uma reunião com Dantas e André Lara Resende – que participaria da elaboração do Plano Cruzado e Real. Mas Dantas teria se colocado contra. De qualquer forma, ele foi dos poucos privilegiados que retirou seus investimentos do mercado financeiro dias antes do confisco e aplicou em outros bens.
Para ler mais clique AQUI.

Um comentário:

Mendes disse...

Dr. Fausto contra a Elite Branca
O Fausto da Literatura(tanto o do inglês Marlowe, século XVI, como dos alemães Goeth,século XIX e Thomas Mann,século XX) é levado pelas circunstâncias a fazer um acordo com o Diabo em troca de prazeres terrenos.

O Nosso Fausto(séculos XX-XXI), o Dr. Fausto de Sanctis, Juiz Federal da 6ª Vara Criminal aqui em São Paulo toma outro caminho. Ele enfrenta esta elite branca e podre que há séculos vêm se regogizando com o Dinheiro Público.

Esta elite branca, alvinha e podre é possível que não tenha feito um pacto com o Diabo, talvez ela mesma seja o Diabo.

Esta semana, se vocês puderam observar, avalia-se a hipótese concreta de limitar os trabalhos da Policia Federal através de reformas no Código de Processo Penal. Se eventual legislação modificativa prevalecer será o maior golpe que esta Elite Branca nos imporá.

O Nosso Fausto, Dr. Fausto de Sanctis está tirando merecidas férias, serão 15 dias para que a Elite Branca, alvinha e podre possa respirar.

Mas logo o nosso Fausto, Dr. Fausto de Sanctis, estará de volta.

A melhor maneira de aplaudirmos o trabalho do nosso Fausto, Dr. Fausto de Sanctis, é uma forma bem simples. Todos devem saber que os Correios tem um serviço de Cartas Populares, se eu não me engano custa R$ 0,01 a postagem. Façamos isso.

Endereço:
6ª Vara Criminal
FÓRUM CRIMINAL
Alameda Ministro Rocha Azevedo 25 - CEP: 01410-001
São Paulo - SP .

Um trabalho que se pauta em mandar a turma do “colarinho branco” para atrás das grades.

Minhas sinceras homenagens ainda aos Delegados afastados(retornaram?) Karina Kurakami, Carlos Pelegrini e Protógenes Queiróz(este foi misteriosamente afastado dos trabalhos), bem como ao Procurador da República, Dr. Rodrigo De Grandis. Esta equipe em conjunto com o Nosso Fausto não venderam a alma ao Diabo.

Parabéns a esta equipe.