segunda-feira, 14 de julho de 2008

Manifesto assinado por 400 juízes em apoio a De Sanctis

Deu na Carta Capital:

Procuradores, juízes e desembargadores federais de São Paulo se reuniram no auditório do Fórum Criminal na tarde da segunda-feira 14, em um ato espontâneo de solidariedade ao juiz Fausto de Sanctis, responsável pelos dois mandatos de prisão do banqueiro Daniel Dantas relacionados à Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal na última terça-feira 8, e que foram anulados por habeas-corpus concedidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Um manifesto foi assinado por mais de 400 juízes e critica a decisão do presidente do STF de encaminhar cópias da decisão tomada por De Sanctis, sobre o habeas-corpus que libertou Daniel Dantas, para o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e a Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região. A decisão, na opinião dos manifestantes, significa um cerceamento da “independência funcional” das instâncias judiciais.

O juiz De Sanctis disse se sentir constrangido de falar em público para defender sua atividade natural. “O juiz decidiu, isso faz parte do sistema. Eu custo a acreditar que é necessário um manifesto para a defesa da atividade natural da magistratura.”.

4 comentários:

Unknown disse...

Ele é tão cara de pau que encaminhou a ele mesmo, no CNJ, onde também é presidente. Acho que os juizes e procuradores que assinaram manifestações de apoio e solidariedade ao juiz De Sanctis deveriam encabeçar o pedido de impeachment do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Tenho certeza que teriam o apoio da maioria da população brasileira, inclusive se for o caso e se for legal, ela subscreveria o pedido. Ou, como fizeram Barbosa Lima Sobrinho e Evandro Lins e Silva, o jurista Dalmo Dallari e outros de notório saber jurídico, além do atual presidente da ABI e jornalistas que há muito vem denunciando as falcatruas de Daniel Dantas e outros criminosos ricaços, poderiam tomar a iniciativa que com certeza teriam o apoio da população. Serviria até para testar o Senado que tem se mostrado distante dos problemas nacionais. Estão mais preocupados em criar mais trens da alegria, como esse recente de quase 100 novos assessores. Aliás, onde estão Álvaro Dias, Jarbas Vasconcelos, Demóstenes, Eduardo Suplicy, Artur Virgílio Neto, o próprio presidente do Congresso e outros menos votados que, a cada escândalo, surgem diante dos holofotes falando em ética e moral?
Estão todos caladinhos sobre a questão dos novos assessores. No caso do Judiciário com certeza terão a desculpa de que essa crise é de outro poder. E quando eles vão ao STF contra atos do governo, não estão pedindo a intromissão do Judiciário que, por isso, está legislando mais do que o próprio Legislativo? Essa crise não é de outro poder, não. Ela envolve todos os brasileiros porque foi o presidente do Supremo Tribunal que glorificou a impunidade no Brasil para os criminosos ricos, poderosos e mafiosos.

BRASILIAN FOODS AND RECIPES disse...

Acompanho as noticias com muita tristeza e revolta.
Estou morando nos EUA por muitos anos sentindo na pele a saudade e a falta que faz a patria querida.
Amo meu Brasil, minha gente tao sofrida, e amo voce tambem Dr.Juiz De SANCTIS que bravamente,incansavelmente,honradamente luta para fazer um Brasil digno e melhor para nosso povo.
Nao desista nunca,estamos com voce!Nos orgulhamos de voce!Que Deus o abencoe e proteja.Tenha certeza que o mal nunca vencera porque o bem esta acima de todas as coisas.
Um forte abraco dessa brasileira que mesmo longe torce por voce e admira muito o seu trabalho.Anna

Unknown disse...

Como advogada, e conhecendo muito bem como funcionam as coisas no STF, tnho a dizer que o Sanctis tem meu total apoio. A sua decisão está profundamente embasada na lei e no conceito moral vigente.
Ontem, no João Mendes, todos os colegas advogados demonstravam a sua indignação pela decisão podre do Gilmar Mendes. Impeachment nele já!!!

E, mais uma vez, OAB cadê você????

Unknown disse...

Gostaria de Manifestar MEU REPÚDIO À nota de repúdio da AASP, que ousou se manifestar como se estivesse falando em nome da classe de advogados, sem sequer abrir à essa classe o direito de opinião sobre o caso do HC de Daniel Dantas, onde o ilustríssimo Dr.Presidente do STF Gilmar Mendes inovou no andamento e Instâncias processuais, bem como em tempo record julgou um Habbeas Corpus de um brasileiro como tantos outros em um único dia inclusive fazendo horas extras até 11 horas da noite, do mesmo modo que certamente faria e fará por todo e qualquer brasieiro, que eventualmente seja preso SEM JULGAMENTO e SEM SENTENÇA CONDENATÓRIA.
O impeachment do Ilustríssimo Sr.Gilmar Mendes é o mínimo para a manutenção do Estado de direito.De outro modo, de que adiantou tanta luta pela democracia, se agora somos reféns da ditadura política e dos interesses econômicos de poucos homens "mais influentes", que não têm em suas mãos apenas o executivo, mas já se apoderaram também do Judiciário?