quarta-feira, 16 de julho de 2008

A saída de Protógenes

Comentário do Luiz Nassif:
Não conheço os detalhes ainda do afastamento do delegado Protógenes do inquérito Daniel Dantas. Mas, dependendo de que for sucedê-lo, não considero ruim a troca. Estrategicamente, pode ser um grande lance – repito, dependendo de quem for sucedê-lo.

O delegado cumpriu seu papel ao apresentar o relatório. Depois disso, tornou-se alvo. Criticaram seu suposto estilo “messiânico”, o fato de ter cometido alguns erros de interpretação de operações financeiras ou mesmo jornalísticas.

No final, o que importa são as provas colhidas. Mas cada parágrafo mal escrito do inquérito estava sendo utilizado para desqualificar seu trabalho. Assim como em corrida de revezamento, era hora de passar o bastão a um outro.

Repito, não sei quem é o sucessor. Se for alguém do grupo de Protógenes, terá sido mais um grande lance estratégico. Se não for, é pizza. Por isso mesmo, é bom saber quem será o sucessor, antes de se decepcionar.

3 comentários:

Luiz Augusto Barroso disse...

COMEÇOU A REAÇÃO DO POVO !!!
Estudantes fazem vigília para protestar contra presidente do STF


Estudantes iniciaram, na tarde desta terça-feira (15), uma vigília de 24 horas em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para protestar contra a posição do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. A presidente da União nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumf, em frente a estátua de olhos vendados, disse que o objetivo da vigília é “abrir os olhos da justiça brasileira contra a impunidade e o tratamento desigual que é dado ao cidadão comum e a elite”.

Impedidos de montarem acampamento pelos policiais do Governo do Distrito Federal (GDF), os estudantes decidiram fazer a vigília apenas com as faixas que carregavam pedindo a anulação do Habeas Corpus de Dantas. “Os estudantes estão exigindo a prisão de Daniel Dantas e toda sua quadrilha, que estão envolvidos em crimes desde o escândalo das privatizações das Teles no governo de Fernando Henrique”, lembrou a dirigente estudantil, destacando que “eles precisam ser julgados e punidos pelos crimes que cometeram”.

Stumf disse que “a partir da vígilia, os estudantes querem incentivar a mobilização de entidades da sociedade civil, como OAB, ABI, MST e outros para, até sexta-feira (18), uma manifestação conjunta demonstre o quanto a sociedade brasileira está insatisfeita com as manifestações do Judiciário e cobrar ações neste sentido”.

No final da tarde, o número de policiais do GDF tinha aumentado em maior proporção que o de manifestantes. Os manifestantes decidiram se mudar atravessar a praça, mudando-se para a frente do Palácio do Planalto, onde o presidente do Supremo esteve em audiência com o Presidente Lula.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=40416

Anônimo disse...

Soneto ao afastamento do Dr. Queiroz

(Soneto ao afastamento do delegado Protógenes Queiroz das investigações sobre a rede de corrupção de Daniel Dantas)


Por breve momento, julgamos estar encarnados
E corremos em direção ao mundo, para o tocar,
Mas novamente vemos: somos vultos a vagar
Num plano que não é nosso, encarcerados.

Corremos em direção aos vivos, para os agarrar,
Mas nossas mãos atravessam-nos, imateriais,
Enforcam o ar. Tentamos uma vez e outra mais.
Praguejamos. Os vivos a ninguém ouvem gritar.

Do mundo dos mortos, porém, nos afligíamos
Por quem parecia poder tocar o que só víamos.
Está ele agora aqui conosco. Já não tem voz.

Transferido foi para o plano onde estamos,
Pelos vivos que inutilmente assombramos.
Bem-vindo às sombras, doutor Queiroz!

Anônimo disse...

Soneto ao abafamento da operação Satiagraha

Aprende, delegado, o estranho ofício
Do cão treinado a não encontrar,
De veneno de veneno separar, e apontar
Apenas do menos letal o indício.

Ah, policial, cuidado ao latir!
Deves indicar o mal menos nocivo
e guardar, federal, teu distintivo
Diante de um mais alto pedegree.

Lembra, policial, da sua coleira
E procede desta estranha maneira:
Investiga, mas não traz tudo ao claro.

Segue do delito a suja trilha,
Mas detem-te às portas de Brasília.
Escolhe bem aonde por teu faro!