sexta-feira, 1 de agosto de 2008

De Sanctis vai interrogar Daniel Dantas

Deu no blog do Josias de Souzas

De volta das férias, o juiz Fausto Martin de Sanctis marcou para a próxima semana os primeiros depoimentos da Operação Satiagraha.
Daniel Dantas foi intimado a comparecer à 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo na quinta (7).

Antes dele, o juiz De Sanctis vai inquirir Hugo Chicaroni, na terça (5), e Humberto Braz, na quarta (6).

Será a primeira vez que a trinca deporá diante do juiz. Até aqui, só haviam sido interrogados pela Polícia Federal.

Diante do delegado Protógenes Queiroz, hoje afastado das investigações, Daniel Dantas calou. Fará o mesmo defronte do juiz?

As audiências agora agendadas referem-se apenas a um pedaço do inquérito da Operação Satiagraha.

O pedaço que trata da tentativa de suborno de um delegado da PF por R$ 1 milhão. Dinheiro vindo das arcas do Opportunity, acusa a PF.

Neste caso, documentado pela política em áudio e vídeo, o Ministério Público já formulou uma denúncia.

Foi acatada pelo juiz. Por isso Dantas, Chicaroni e Braz figuram no processo na condição de réus.

Foi justamente essa tentativa de suborno que motivou o segundo pedido de prisão de Daniel Dantas.

Decretada por De Sanctis, a detenção seria revogada horas depois pelo presidente do STF, Gilmar Mendes.

Os outros dois acusados são os únicos encrencados na Satiagraha que permanecem na cadeia.

O Ministério Público está decidido a encaminhar à Justiça novas denúncias.

Os procuradores demoram-se em fazê-lo porque aguardam a conclusão da análise da tonelada de papéis e equipamentos eletrônicos apreendidos em 8 de julho.

Enquanto isso, na comarca de Marabá (PA), a juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati determinou, nesta sexta (1), a desocupação das terras paraenses do grupo de Daniel Dantas.

A fazenda encontra-se sob ocupação do MST desde o dia 25 de julho.

2 comentários:

Deforti disse...

Vejo com muita tristeza o cenário político. Os partidos não passam de siglas sem nenhuma ideologia e as pessoas cada vez mais avessas a participar das decisões da república, ou seja da coisa pública, entregam essa responsabilidade a uma trupe de saqueadores do erário.
Os currais eleitorais são quase sempre redutos de velhos coronéis, antigos senhores do engenho ou donos do poder econômico, grupos paramilitares da justiça dos milicianos, por traficantes de drogas e muito amiude por seguidores da doutrina da fé, em suas infinitas matizes.
As pessoas cada vez menos procuram lutar por um mundo melhor, buscam mais um consumo melhor, empregos melhores, lutam pela própria sobrevivência ou se entregam a prática do edonismo.
Veja só nosso caso, ninguem se interessa em vir aqui debater ou dar seu apoio a uma causa nobre, ou com alguém que luta pelo bem comum, que pode representar uma sociedade mais justa e fraterna. Todos ficam desconfiados das atitudes que se escondem ações de ordem moral ou idealista, logo dizem, todos somos corruptos, a diferença esta no preço e na falta de oportunidade para se praticar um ilícito.
Somos despojados de valores devido a uma sociedade que foi por repetidas vezes aviltada e ao fim perdemos a esperança. Nada mais fácil de entender, já que os patifes cada vez mais se locupletam e o tempo tem sido testemunha que o crime compensa.
Desenvolvemos a cultura do errado, como disseram nossos dirigentes não dá pra fazer política, nem qualquer outra atividade, sem botar a mão na lama da corrupção.
Para não sermos vistos como teóricos ou excêntricos, devemos nos organizar em associassões ou mesmo em partidos políticos, como os gatunos que se escondem na maioria dos partidos ou as pessoas do mal que formam quadrilhas para a prática de um crime. Temos que romper esse preconceito que o bem é passivo e somos impotentes nessa luta, o mal sempre vence por que os poderes estão todos macomunados.
Acho que nada mais apropriado que fazermos um movimento para que o Protógenes seja reconduzido ao comando das investigações, por meio de uma petitionline antes que tudo se dissipe e caia mais no esquecimento e se cumpra as palavras de um mensaleiro de que tudo no Brasil acaba em uma piada de botequim.

Deforti disse...

Li o texto do ex-presidente FHC no blog do Noblat em: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/ O texto se refere as Privatizações reavaliadas, um texto bom se lembrarmos que as estatais desde os tempos dos militares, já eram conhecidos cabídes de emprego.
O FHC bem que avisou avisou que o texto não seria aceito por essa gente aloprada, regionalista e idotizados que ja chegam com duas pedras na mão.
As privatizações são controversas, mas se houve algo de irregular, então por que o Lula não investigou???
Acho mais grave ter na diretoria da Petrobrás a Maria das Graças Foster, esposa de diretor da Halliburton, que hoje detem o controle da empresa e prova que o Lula é bem mais entreguista que acusa ser FHC.
Na época do FHC só ele e os ministros tinham cartões Visa, agora são milhares por ai sem nenhum controle.
Lula além alem de ser o chefe dos aloprados é uma pessoa populista e imoral, dobrou os gastos, tem um governo com mais de 40 ministérios, recentemente criou o da pesca, aumentando os gastos em mais de 1 milhão ao mês e hoje fala em dar aumento a operários.
O êxito de Lula fez foi dividir o butim com um bando de aloprados no poder, nos sindicatos e na mídia, para conseguir toda essa popularidade.
O falta ao Lula e seus bagrinhos é um mínimo de integridade ou mesmo vergonha na cara.