sexta-feira, 11 de julho de 2008

Juiz De Sanctis desmente que tenha monitorado Mendes:

Deu no blog Conversa Afiada (por Paulo Henrique Amorim):

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

Em face da notícia veiculada nesta data sobre suposto monitoramento pela Polícia Federal do gabinete do Ministro Gilmar Mendes:

Este magistrado federal, atuando na 6ª Vara Federal Criminal desde 17.10.1991, sempre acatou as determinações advindas das instâncias superiores como, aliás, era de se esperar.
O respeito à Constituição e as normas dela decorrentes implica em bem dimensionar o limite jurisdicional de atuação e, evidentemente, em hipótese alguma, poder-se-ia vislumbrar ingerência em esfera alheia de atribuição.
O respeito também se dá em relação aos ocupantes de cargos públicos, sejam eles do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário.
A atuação deste magistrado pauta-se na sua convicção, sem qualquer ingerência ou influência, tendo consciência da importância e do alcance dos atos jurisdicionais que profere em nome da Justiça Federal.
A convicção de um juiz criminal afigura-se fruto de toda uma experiência profissional e ela se dá de forma a atender as expectativas da sociedade em ter, em seu magistrado, a segurança de uma decisão ou de um julgamento legítimo e imparcial, dirigido a qualquer pessoa objeto de investigação ou processo criminal, dentro da estrita legalidade. Não pode ser admitida no funcionamento da Justiça Criminal distinção de tratamento. Diferença física, psíquica ou econômica ensejaria violação do preceito da igualdade já que a todos cabe a
sujeição à legislação penal, expressão de um povo, respeitando-se a atividade regular do Estado.
Este magistrado tem consciência de que, como funcionário público, serve ao povo, verdadeiro legislador e juiz, e para corresponder à sua confiança não abre mão dos deveres inerentes ao cargo que ocupa, sempre respeitando os sistemas constitucional e legal.
Jamais foi proferida decisão emanada deste juízo autorizando o monitoramento de pessoas com prerrogativa de foro, como veiculado na matéria jornalística. Convocada, nesta data, a autoridade policial Protógenes Queiroz, esta afirmou perante este magistrado não ser verdadeira a afirmação de ter monitorado a presidência do S.T.F., sendo que todos os dados trazidos ao juízo, originam-se apenas de monitoramento (telemático e telefônico) dos investigados, com a devida autorização judicial.
Desde que identificado qualquer desvio de conduta por parte da Polícia Federal, certamente este magistrado adotará medidas competentes.
A informação veiculada, totalmente inverídica, somente serviu para, mais uma vez, tentar desqualificar as ações da Justiça Federal, notadamente, deste magistrado, que tenta cumprir sua função pública de maneira equilibrada, ponderada e pautada pelos princípios norteadores do
legítimo Estado de Direito.
A atuação jurisdicional conforme a Constituição Federal não pode, s.m.j., levar à responsabilização de um magistrado que, tecnicamente, sem ofensa a qualquer Corte de Justiça, decida questões que, por livre distribuição, sejam submetidas à sua apreciação.

Fausto Martin De Sanctis
Juiz Federal Titular da 6ª Vara Federal Criminal especializada em crimes financeiros e em lavagem de valores.

15 comentários:

Unknown disse...

O Judiciário está só refletindo o que o PT tem feito com o Legislativo, ou seja, legislando em causa de outro poder. O caso Daniel Dantas é caso de Policia, de Delegacia de bairro e não de Policia Federal. A Policia Federal está agindo de forma politica e não servindo ao Estado. Duvido que prendam alguém da família Constantino de Oliveira, aposto o que quiserem como uma prisão dessa NÃO sai, e é um dos maiores gangsters do Brasil.

Emílio disse...

Acabei de lançar o seguinte email na página do STF, central do cidadão, por motivo de denúncia:

“Denuncio o MERETRÍSSIMO juiz Gilmar Mendes, como suspeito de pertencer ao esquema do corruptor Daniel Dantas.
Ele tinha mesmo facilidades no STF”.

Para se manifestar, o site do STF é:

http://www.stf.gov.br/portal/principal/principal.asp
Clique em CENTRAL DO CIDADÃO.

Proponho um manifestação domingo em frente ao prédio da PF em repúdio ao STF e apoio à PF:

Superintendência Regional da Polícia Federal de São Paulo
Endereço:
R. Hugo D'Antola, 95 - Lapa de Baixo - São Paulo-SP / CEP 05038-090
E-Mail:
nutel.srsp@dpf.gov.br

Anônimo disse...

De Sanctis e Protógnenes: dois heróis, lutando contra os canalhas vendidos

Anônimo disse...

Qualquer polícia tem que prender Daniel Dantas. Desde quando prender bandido é errado? É só ler o que em qualquer jornal o que Daniel Dantas aprontou para saber quem está errado. Da mesma maneira que os advogados do banqueiro poderia recorrer a justiça do estado, ele resolver recorrer ao stf. Porque será? Essa é a discussão. Gilmar Mendes não consegue justificar a libertação do Daniel Dantas, por isso que muita gente está reclamando. Por isso que está revoltando tanta gente, já que esse banqueiro não é popular na própria mídia antes deste caso.

Anônimo disse...

Algum órgão nacional ou internacional precisa agir para que os maiores culpados e causadores da miséria e violência no Brasil, como esse grande contribuínde do caos , Gilmar Mendes, paguem o que verdadeira e justamente devem.

Anônimo disse...

VAMOS TODOS AS RUAS DE PRETO NO DOMINGO.
BASTA! AGORA E A HORA!

Anônimo disse...

Ao Juvenal,

Pelo visto você é um tucano safado, a soldo da quadrilha de Dantas... Vai procurar tua turma, rapaz..

Anônimo disse...

Quero parabenisar em primeiro lugar o Presidente Lula,pela polícia Federal que agora é republicana!Também quero parabenisar o Ministro da Justiça Tarso Genro,inteligente e íntegro,também ao Juiz Federal de Santis!Parabenizo a todos!

Anônimo disse...

Minha solidariedade e meu apoio ao Juiz Federal, que muito honra a nós, brasileiros.
Ele mais parece Davi contra o golias Gilmar Mente. Mas estou certa de que, um dia, Davis triunfarão!
Vamos permanecer firme nessa corrente na Internet!
Aqui temos forças, podemos nos unir e fazer mudar essas leis no pais, que privilegiam esses riquinhos que têm condições de impetrar milhares de Habeas Corpus. E o pbre que apodreça na cadeia...
Isso tem de ser mudado!

Força, Meretíssimo! Estamos com o Sr.!

Anônimo disse...

Indignada com a atitude do Sr. Ministro Gilmar Mendes. Estas atitudes colocam em risco as instituições. Parabenizo o Juiz Federal Fausto di Sanctis!!! Integro, cumpridor dos seus deveres!!! Minha solidariedade a ele e sua família que com certeza sofrem juntos.
Mari

Anônimo disse...

Parabéns ao juiz Fausto. Esse sim, merecia estar no Supremo, não um "gilmar mente", que envergonha nossa "suprema corte".força, Fausto, e por todos nós brasileiros não desista nunca!!! Nós sabemos quem presta nessa história

Unknown disse...

Um juiz como o senhor é dificil de se vê. fico vendo as noticias pela tv aqui em minha casa e me sinto tão indignado, sinto-me tão insignificante diante da cituaçõa, ao ver que um homem como o senhor esta passando por isso pq defende a verdade, defende as leis.... se fosse necessario, até a morte eu escolheria para minha pessoa, se assim fosse preciso, para qeu o senhor continuasse fazendo o seu trabalho. nos qeu escolhemos no que cremos, e tua crença é digna se ser seguida e praticada por todos os homens de bem. sinto-me feliz de poder estar te escrevendo, apesar de ser um pessimo escritor e não conseguir demosntrar atraves de palavras o qeu sinto com relação aos fotos qeu vem ocorrendo. mas deixo aqui um pequeno comentario que é apenas a ponta do iceberg. Que Deus lhe abênçoe com muita força. Amém.
Cleuber santos souza. salvador-BA

Unknown disse...

Continuo afirmando que a operação e a policia federal foram usadas politicamente, para fortalecer o Ministro Tarso Genro a uma eventual falta de indicados do Lula p/2010. A mesma coisa vale para o caso Cacciola. O pior é que o Tarso deu férias para o Diretor Geral da PF para que não fosse descoberto. A sociedade toda sabe que os delegados foram AFASTADOS. O PT não mudou nada, agora só está mostrando as unhas, votem neles em 2010. Vejam o caso do nosso petréoleo, para que serve a nossa auto suficiência, para nada. O PT vai pagar caro por mentir para o povo, inflação de 1,29% só se for na casa do Lula. Inflação aqui tá mais de 30% ao mês, sossegadamente.

Anônimo disse...

Felizmente temos homens no Brasil comprometidos com a res publica. Juízes com uma nova formação acadêmica, menos pragmática e mais voltadas para as questões sociais, cada vez mais vem se destacando em nosso país a partir de suas decisões, diga-se de passagem, acertadíssimas. Além do ilustríssimo Dr. Fausto de Sanctis, temos inúmeros outros juízes de 1° grau comprometidos com a ética e a com a Justiça, mas que infelizmente não têm espaços na mídia.Aqui mesmo, em Bom Jesus do Norte, ES, temos um juiz já respeitosamente apelidado de "juiz do povo", onde, através do seu incansável trabalho no combate à corrupção em nosso município, vem demostrando que a Lei é para ser cumprida por todos. Graças à Deus temos um juiz como o Dr de Sanctis. Trata-se do Dr. Mario da Silva Nunes Neto, Juiz do Povo.

daniel disse...

Ao juvenal

Não consigo aceitar o pensamento de pessoas como você, ele roubou milhões, e você acha que isso não é impotante, é só mais caso a parte, só poque ele é mais um bandido de colarinho branco, pelo amor de deus pense um pouco, seu tucano.